segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Ciclo do oxigênio


  1. Desenho esquemático do ciclo do nitrogênio.     
  2. Qual a proporção do gás oxigênio na atmosfera terrestre?  # O gás oxigênio (O2) é o segundo componente mais abundante da atmosfera, onde existe na proporção de cerca de 21%. 
  3. Como se dá a produção e o consumo de gás oxigênio na biosfera?  # O gás oxigênio é produzido durante a construção de moléculas orgânicas pela fotossíntese e consumido quando essas moléculas são oxidadas na respiração ou na combustão. O gás oxigênio (O2) é indispensável à respiração aeróbica.  
  4. De que formas o gás oxigênio pode ser consumido da atmosfera?  # Pela atividade respiratória dos seres vivos aeróbicos, pela combustão, pela degradação, principalmente pela ação de raios ultravioleta, com formação de ozônio (O3) e pela combinação com metais do solo (principalmente o ferro), formando óxidos metálicos. 
  5. De que forma se dá a reposição do gás oxigênio é reposto na atmosfera?  # O gás oxigênio é reposto na atmosfera principalmente pela fotossíntese, com destaque para a atividade do fitoplâncton marinho. Encontramos átomos de oxigênio nos mais variados compostos minerais e orgânicos, mas sua presença na forma de oxigênio livre depende da fotossíntese. 
  6. O oxigênio é importante na formação de uma camada de ozônio na atmosfera, fabricada pela ação dos raios ultravioleta do Sol sobre o oxigênio molecular. A camada de ozônio funciona como um filtro protetor contra a radiação ultravioleta, prejudicial ao homem e outros animais. Na estratosfera (camada da atmosfera entre 10 km e 45 km de altura), parte do gás oxigênio é transformada em ozônio pelos raios ultravioleta com comprimento de onda menor que 200 nm. Esse ozônio, por sua vez, é transformado em oxigênio pelos raios ultravioleta com comprimento de onda entre 200 nm e 300 nm. Qual a importância dessas duas reações (O2 <=> O3) para a vida no planeta?  # Essas duas reações (O2 <=> O3) permitem que se mantenha na estratosfera uma camada de ozônio em equilíbrio, que funciona como um filtro protetor, retendo cerca de 80% de toda a radiação ultravioleta. 
  7. Com a destruição da camada de ozônio, mais raios ultravioleta chegam à Terra, o que representa sério perigo para o ser humano e o meio ambiente. Essa barreira protetora está ameaçada pelas queimadas e pelos gases conhecidos como clorofluorcarbonos (CFCs), utilizados em sprays, como solventes em aparelhos de refrigeração (geladeira e ar condicionado) e na produção de espumas e isopores. Que efeitos, entre outros, essas destruição pode produzir?  # Essa destruição pode produzir, entre outros efeitos, a redução da fotossíntese, a perturbação da visão dos insetos polinizadores e um aumento dos casos de câncer de pele. Calcula-se que, a cada redução de 3% na espessura da camada de ozônio, ocorra um aumento de 10% na radiação ultravioleta, o que, por sua vez, pode elevar em até 45% a incidência do câncer de pele.
  8. PUCCAMP - O esquema a seguir representa, de forma simplificada, os ciclos do oxigênio e do carbono. No quadro adiante, assinale a alternativa que identifica corretamente os processos I e II e os organismos nos quais eles ocorrem.  # C
     
  9. UFRS
    Relacione os processos biológicos listados (1, 2 e 3) com um ou mais dos ciclos biogeoquímicos na coluna a seguir (a, b e c).
    1 - Fotossíntese
    2 - Respiração vegetal
    3 - Decomposição aeróbica de restos orgânicos por microrganismos
    (a) Ciclo do carbono
    (b) Ciclo do oxigênio
    (c) Ciclo do nitrogênio Assinale a alternativa que melhor representa estas relações:
    a) 1 (a) (b) - 2 (a) (b) - 3 (a) (b) (c) 
    b) 1 (a) (b) - 2 (a) (b) - 3 (c)
    c) 1 (b) - 2 (a) - 3 (a) (b)
    d) 1 (b) - 2 (a) - 3 (b) (c)
    e) 1 (b) (c) - 2 (c) - 3 (b) (c)  
  10. UFMGTodas as alternativas expressam fenômenos relacionados com a reposição do oxigênio na atmosfera, EXCETO
    a) A alta produtividade de comunidades em fase inicial de sucessão autotrófica.
    b) A fotólise de vapor d água por radiação ultravioleta.
    c) A oxidação do ferro nas rochas por intemperismo oxidativo.
    d) As atividades fisiológicas dos organismos do fitoplâncton.
    e) A transformação da camada de ozônio (O3) em oxigênio (O2).  
  11. UFFA fotossíntese é o processo biológico predominante para a produção do oxigênio encontrado na atmosfera. Aproximadamente 30% do nosso planeta é constituído por terra, onde se encontram grandes florestas, e 70% por água, onde vive o fitoplâncton.Considerando-se estas informações e o ciclo biogeoquímico do oxigênio, pode-se afirmar que:
    a) as florestas temperadas e a Floresta Amazônica produzem a maior parte do oxigênio da Terra;
    b) a Floresta Amazônica é a principal responsável pelo fornecimento de oxigênio da Terra;
    c) as algas microscópicas são as principais fornecedoras de oxigênio do planeta;
    d) a Mata Atlântica é a maior fonte de oxigênio do Brasil;
    e) os manguezais produzem a maior parte do oxigênio da atmosfera.  
  12. UFRNO excesso de radiação solar também pode provocar queimaduras na pele. Esse tipo de lesão acarreta perda de água dos tecidos, que, por sua vez, retiram água do sangue. Para prevenir a perda excessiva de água do sangue para os tecidos, o organismo conta com a ação das proteínas sanguíneas, principalmente da albumina, que agem
    a) reduzindo a quantidade de íons na composição do sangue.
    b) diminuindo a permeabilidade da membrana das células dos vasos.
    c) aumentando a absorção de água no líquido intersticial.
    d) elevando a pressão osmótica do plasma sanguíneo. 
  13. UFSCARDoses intensas de radiação ionizante podem danificar a medula óssea e tornar uma pessoa anêmica. Nesse caso, a razão da anemia é que a medula óssea
    a) é a fonte do iodo necessário à síntese da hemoglobina.
    b) é a fonte do ferro necessário à síntese da hemoglobina.
    c) é a fonte dos aminoácidos essenciais para a síntese dos anticorpos.
    d) contém as células tronco que se diferenciam em hemácias.
    e) contém as células tronco que se diferenciam em plaquetas.  
  14. UFSC - O esquema a seguir representa, de forma simplificada, os ciclos do carbono e do oxigênio. Assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(s).

    01. I e II representam , respectivamente, o O2 e o CO2
    02. A necessidade de O2 para a respiração explica o aparecimento dos animais antes dos vegetais na Terra.
    04. Praticamente, todo o oxigênio livre da atmosfera e da hidrosfera tem origem biológica, no processo de fotossíntese.
    08. O oxigênio se encontra no meio abiótico como integrante do ar atmosférico, ou no meio biótico, como constituinte das moléculas orgânicas dos seres vivos.
    16. Alguns fatores, como excessivas combustões sobre a superfície da terra, têm determinado o aumento gradativo de taxa de CO2 na atmosfera. 
    32. A manutenção das taxas de oxigênio e gás carbônico, no ambiente, depende de dois processos opostos: a fotossíntese e a respiração. 
    # V F V V V V  
  15. UFCA vida nos mares depende do fitoplâncton flutuante, constituídos, principalmente, por diatomáceas e dinoflagelados. Considere as afirmações abaixo sobre as algas planctônicas. 
    I. Todas são organismos procariontes.
    II. Constituem a base que sustenta a cadeia de alimentação nos mares e lagos.
    III. São os principais responsáveis pela presença de oxigênio na atmosfera.
    A análise das afirmações nos permite concluir corretamente que:
    a) apenas II está correta.
    b) II e III estão corretas.
    c) I e II estão corretas.
    d) apenas III está correta.
    e) I e III estão corretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário